segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ALGUMAS CURIOSIDADES...

- A palavra Argentina tem origem no latim "argentum" que significa prata. O nome foi dado pelos exploradores europeus que, no começo do século XVI, acreditavam que havia uma montanha de prata na região.
- O ponto mais alto da Argentina é também o mais alto do continente americano. O Aconcágua é uma montanha de 6.960,8 metros de altura, situada na província de Mendoza (região oeste da Argentina).
- A carne bovina é um dos principais alimentos consumidos pelos argentinos.
- Podemos citar como pratos típicos da culinária argentina: churrasco, assado de carne bovina, picada criolla e locro. O vinho e o mate são bebidas muito consumidas pelos argentinos.
- A cidade mais austral (ao sul) do mundo fica no extremo sul da Argentina. A cidade se chama Ushuaia, localizada na Terra do Fogo.
- O povo argentino é composto por descendentes de indígenas e de imigrantes europeus (principalmente espanhóis e italianos).
- Um pouco mais da metade da população argentina vive na região metropolitana de Buenos Aires.
- O maior fóssil de dinossauro encontrado até hoje é de um Argentinossauro. Este dinossauro, que vivem em território da atual Argentina, tinha cerca de 17 metros de altura e 40 metros de comprimento.
- O catolicismo é a religião mais seguida pelos argentinos. Cerca de 76% da população é composta por católicos.
- O esporte mais popular da Argentina é o futebol, sendo Maradona o grande ídolo do futebol argentino.
- O tango é o gênero musical mais tradicional da Argentina. O país é reconhecido internacionalmente como a terra do tango.
- Os argentinos dizem que são os criadores do doce de leite.

sábado, 23 de agosto de 2014

Argentina acusa juiz americano de 'impor condições' ao Congresso

Juiz considerou ilegal projeto da Argentina para pagar dívida.
Griesa mantém bloqueados fundos depositados em um banco americano.


O governo da Argentina afirmou que o juiz Thomas Griesa "pretende impor condições ao Congresso" depois de o magistrado de Nova York qualificar de "ilegal" o projeto de lei proposto a presidente Cristina Kirchner para pagar no país aos credores de dívida reestruturada.
"O fato de declarar 'ilegal' um projeto de lei que o poder executivo envia ao parlamento demonstra também, novamente, seu desprezo pela soberania nacional da Argentina e seu absoluto desconhecimento do funcionamento das instituições democráticas", afirmou um comunicado do Ministério da Economia.
Griesa, acrescentou o documento, "pretende agora, a pedido dos fundos abutres, impor condições ao Congresso, principal órgão legislativo da Nação".
Segundo o governo argentino, "em um novo excesso de jurisdição e desconhecimento da soberania, Griesa opinou sobre a ilegalidade de um projeto de lei que nem sequer compreendeu em toda sua extensão, por desconhecer seus elementos centrais, e que foi enviado para ser tratado no Congresso da Nação, como deve ser em todo Estado democrático".
"Mais uma vez, a audiência convocada pelo juiz de Nova York, Thomas Griesa termina sem resoluções para nenhuma das questões realmente importantes consequentes de sua sentença", acrescentou o Ministério, comandado por Axel Kicillof.
"Longe de dividir justiça e gerar condições equilibradas entre as partes, o juiz só procura favorecer os fundos abutres", concluiu.
O que o juiz Thomas Griesa disse
Thomas Griesa, que decidiu a favor dos fundos especulativos que processaram a Argentina nos Estados Unidos para cobrar a dívida decorrente da moratória de 2001, qualificou nesta quinta-feira de "inválida e ilegal" a última proposta anunciada de Buenos Aires para destravar os pagamentos.
Em uma audiência nos tribunais de Nova York, o magistrado afirmou que o projeto de lei enviado pelo governo ao parlamento argentino para permitir o pagamento local aos credores de dívida reestruturada, viola as ordens dadas pela justiça americana.
Griesa mantém bloqueados os fundos que a Argentina depositou em um banco americano para cumprir as obrigações de pagamento com os credores que aceitaram as trocas de 2005 e 2010 com grandes descontos em relação aos valores originais.
O projeto apresentado ao legislativo pretende esquivar o bloqueio do magistrado e fazer com que os credores renegociados recebam através do Banco de la Nación, da Argentina, ou apresentem um agente fiduciário alternativo, antes do vencimento da próxima parcela, em 30 de setembro.

Fonte: G1

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

VOCÊ CONHECE O TANGO?



O tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".
Origem da música
Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.

A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e violão.

Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.1

O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.

Origem da dança
O tango nasceu nos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, no final do século XIX (SZEGO, 2007, p. 62).

Características
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
O tango argentino , ou rio-platense , começou a ultrapassar fronteiras já no início do século XX , quando marinheiros franceses levaram ao seu país natal o tango do uruguaio Enrique Saborido La morocha,isso por volta de 1907 ; Aliás Paris se apaixonou pelo tango , uma dança exótica e sensual para os parisienses, que levou muitos artistas argentinos e uruguaios viajassem e até se radicassem na capital francesa. Os pesquisadores do gênero identificam duas fases de ouro do tango,a primeira nos anos 20 , quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu , inclusive muitos literatos como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez canalizassem seus esforços no fomento da música popular rio-platense,e em especial do tango . Nos anos 20 , cantores como Carlos Gardel,Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, e cantoras como Rosita Quiroga e Azucena Maizani , venderam muitos discos na florescente indústria discográfica argentina e difundiram o tango para fora da Argentina. Os anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla , Armando Pontier se juntam a nomes consagrados como Francisco Canaro e Carlos di Sarli , isso sem contar o fenômeno de popularidade que foi a típica de Juan D'Arienzo.

O Tango foi considerado um Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco1 em 30 de setembro de 2009, em Dubai.

Existiu também o tango brasileiro muito em voga no início do século vinte no Rio de Janeiro. Muitos dizem que ele nada mais era que uma denominação do maxixe, devido ao fato de este ter sido proibido.Daí editarem as canções com o gênero descrito por "tango brasileiro". Outros contestam essa história dizendo que há diferença entre o tango brasileiro e o maxixe e esta se daria pela presença de uma pausa na primeira semicolcheia do primeiro tempo, que o tango não possuiria.
Compositores
Alguns compositores tradicionais do tango:

Alfredo Le Pera
Ángel Villoldo
Aníbal Troilo
Ástor Piazzolla
Carlos di Sarli
Carlos Gardel
Edgardo Donato
Eduardo Arolas
Enrique Santos Discépolo
Francisco Canaro
Gerardo Matos Rodríguez
Hugo del Carril
Julio Sosa
Osvaldo Fresedo
Osvaldo Pugliese
Juan D'Arienzo
Roberto Firpo
Francisco Lomuto

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

JUSTIÇA DOS EUA CONSIDERA ILEGAL PROJETO DA ARGENTINA PARA PAGAR DÍVIDA

Juiz Griesa convocou audiência nesta quinta a pedido dos fundos.
Governo argentino fez projeto de lei para contornar bloqueio de pagamento.


A Justiça dos EUA considerou ilegal a tentativa da Argentina de pagar as dívidas com os credores que renegociaram as parcelas, após uma audiência realizada pelo juiz do caso Thomas Griesa, nesta quinta-feira (21).
 Griesa disse que o país "tomou uma posição ilegal, ao enviar ao congresso um projecto de lei que muda voluntariamente o domicílio de pagamento dos credores". O juiz disse ainda que a proposta, que tem que ser estudada pelo Parlamento argentino, viola as ordens dadas pela Justiça americana.
A audiência foi feita a pedido dos fundos para analisar se cabiam sanções à Argentina e Griesa disse estar "consternado" porque o país não fez consultas legais antes de encaminhar a proposta, segundo agências internacionais.
Projeto de lei argentino
O governo argentino quer levar para o país os pagamentos da dívida que foi reestruturada em 2005 e 2010 para evitar o bloqueio de desembolsos nos EUA a partir do processo apresentado em Nova York por fundos especulativos.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou na terça que enviou ao Parlamento um projeto de lei que estabelece mecanismos para tentar garantir que os credores da dívida reestruturada possam receber sem que sejam afetados pelo litígio com os fundos especulativos, chamados de 'abutres'.
O projeto autoriza o Ministério da Economia a retirar o Banco de Nova York Mellon como agente fiduciário de pagamento aos credores da dívida reestruturada.
Pagamento bloqueado e calote
Por causa do litígio com os fundos abutres, o juiz responsável pelo caso em NY, Thomas Griesa, bloqueou os recursos que a Argentina depositou no Mellon para o pagamento da parcela que venceu em 30 de junho dos credores que aceitaram as trocas.
A Argentina entrou em default (calote) parcial de sua dívida pela segunda vez em 12 anos devido a essa decisão judicial. O juiz determinou o bloqueio do pagamento de parcela de U$ 539 milhões da dívida reestruturada da Argentina enquanto o país não pagar US$ 1,5 bilhão aos fundos hedge (fundos especulativos) que recusaram as trocas oferecidas pelo país aos títulos não pagos desde o "default" (calote) de 2001-2002.

Esses fundos ganharam uma ação judicial para receber o valor integral dos títulos. Quem aceitou renegociar as dívidas recebe até 30% do preço original de forma parcelada – são estes os títulos reestruturados.

Fonte: G1

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ONU PROPÕE INVESTIGAR FUNDOS DA ARGENTINA

Comitê na ONU recomenda profunda investigação a fundos, segundo Telám.
Comitê de Direitos Humano é órgão consultivo, apenas indica ações.


O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas recomendou "uma investigação profunda sobre as atividades dos fundos abutre", de acordo com a agência oficial argentina Télam.
O comitê teria considerado que "a Argentina foi objeto em agosto de 2014 de um ataque de especuladores chamados fundos abutre".
O país entrou em default (calote) parcial de sua dívida pela segunda vez em 12 anos devido a uma decisão judicial nos EUA que lhe impediu de pagar compromissos com credores reestruturados.
O comitê Consultivo, que deliberou esta semana em Genebra, disse que os fundos "violam o direito dos povos ao desenvolvimento, bem como os direitos económicos e sociais dos cidadãos dos países afetados".
Com isso, o órgão recomendou ao Conselho de Direitos Humanos para realizar "uma investigação completa sobre as actividades dos fundos abutre".
O Comitê Consultivo é um órgão de 18 peritos independentes que se reúnem duas vezes por ano para apoiar o trabalho do Conselho de Direitos Humanos, e foi criado em 2008 para fornecer estudos e aconselhamento com base em investigações.
Decisão da Justiça
O juiz norte-americano Thomas Griesa bloqueou o pagamento de parcela de U$ 539 milhões da dívida reestruturada da Argentina enquanto o país não pagar US$ 1,5 bilhão aos fundos hedge (fundos especulativos) que recusaram as trocas oferecidas pelo país aos títulos não pagos desde o "default" (calote) de 2001-2002. Esses fundos ganharam uma ação judicial para receber o valor integral dos títulos. Quem aceitou renegociar as dívidas recebe até 30% do preço original de forma parcelada – são estes os títulos reestruturados.
A decisão de Griesa foi confirmada em junho quando a Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos decidiu não revisar o caso.
O governo da presidente Cristina Kirchner se nega a pagar aos "fundos abutres" porque afirma que isso provocaria demandas dos detentores de dívida reestruturada de mais de US$ 120 bilhões, segundo uma cláusula que vence em 31 de dezembro de 2014.

Fonte: G1

A ARTE

Influências européias permeiam a arte, a arquitetura e o estilo de vida dos argentinos. Porém, no campo da literatura predomina uma mistura cultural que deu origem a autores de estatura internacional como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Ernesto Sábato, Manuel Puig e Osvaldo Soriano.

A Argentina é um importante pólo cultural, com seus inúmeros museus e galerias de arte, além de sua vigorosa comunidade teatral. O cinema argentino também alcançou estatura internacional e foi bastante usado como um veículo para exorcizar os horrores da Guerra Suja. 

Convivem no país dois gêneros musicais típicos, como representantes de duas regiões diferentes: o tango, mais representativo de Buenos Aires que do resto do país, é o símbolo musical dos argentinos no exterior. Hoje em dia é uma música de culto que tem fiéis seguidores, embora não seja escutada habitualmente pelo grande público. O folclore é mais representativo do interior do país e tem como principais expoentes Mercedes Sosa, Horacio Guarany, Los Nocheros, Soledad, entre outros. O quarteto e a cumbia , originarios da província de Córdoba, começaram a ocupar um espaço dentro da música nacional.

Fora do âmbito dos gêneros tradicionais, encontramos o rock e o pop portenhos, representado pelos já emblemáticos Charly García, Luis Alberto Spinetta, Fito Páez e também por Gustavo Ceratti (ex Soda Stereo), Diego Torres, entre outros.

Fonte:http://www.mibuenosairesquerido.com/Argentina3.htm

CULINÁRIA ARGENTINA



A Argentina tem uma história interessante em relação a culinária.
Durante o século XVI, a cozinha era um tanto obsoleta, mas foi com a chegada dos franceses que essa gastronomia se enriqueceu, mas por pouco tempo.

Passou uma boa parte de tempo em declínio até que no século XIX com a chegada de outros estrangeiros: os italianos e espanhóis, se acentuou novamente. Como ainda passavam pelo período colonial lojas especializadas em doces, bebidas e licores, bem como as padarias, se encontravam fora do país, mas comia-se muito bem. 
Algumas das comidas eram exportadas de Assunção no Paraguai ou do Chile.
E conforme o século XX ia ficando cada vez mais próximo, ela se debilitava aos poucos. E claro, os únicos grupos que não sofriam muito a diferença eram os ricos que possuíam um toque afrancesado.
Logo após o século XX novamente a chegada de imigrantes de diversos países alterou as coisas.

A culinária alemã, também contribuiu com seus hábitos gastronômicos, já que muitos imigrantes vieram estabelecer uma vida nova na região. Podemos também encontrar a cozinha inglesa na preparação dos condimentos. e judeus contribuíram para enriquecer e salvar essa gastronomia.

Mas o país que realmente influenciou a gastronomia foi a Itália. Pratos espanhóis eram consumidos em muitos lugares, mas ainda eram tidos como tal, sem ter espaço para que houvesse uma mistura entre as demais culturas. Com os italianos foi diferente.

Com a chegada dos imigrantes da Itália, convencionou-se outra cultura gastronômica, porque além dos ingredientes e as comidas típicas da Argentina, esses imigrantes também trouxeram na bagagem hábitos sociais de grande valia para a gastronomia local. 

A influência foi tanta, que em pouco tempo, Buenos Aires se tornou o terceiro maior consumidor de pizza do mundo, ficando atrás de Nova York e obviamente a Itália. Trazendo a sua conhecida massa, os italianos permitiram que fossem feitos diversos pratos que ali inexistiam: o nhoque, o macarrão, a pizza, raviólis, canelone, risotos, a preparação dos pescados e frutos do mar, etc.

Além desses preparados, os italianos também apresentaram condimentos como o molho de tomate, o consumo de frutas secas, azeite de oliva e azeitonas, além de massificarem o vinho, bebida que hoje está presente na gastronomia de todo país. O consumo de carne assada que já era acentuado na região, ganhou a contribuição das massas. 

CULINÁRIA

Alfajor - É um doce apreciado por muitos, e não falo apenas dos argentinos. Hoje em dia o Alfajor está globalizado, e não há quem recuse. Trata-se de duas ou três camadas de massa assada, com um recheio de doce de leite. Por cima, é colocado açúcar de confeiteiro (na receita original), ou chocolate, como normalmente é conhecido no Brasil. Embora o mais conhecido seja a versão industrializada, o Alfajor feito em casa também é ótimo. Aprenda a fazer o Alfajor clicando aqui.



Arroz Portenho - O arroz é cozido com água inicialmente, e depois terminado ao leite. Após temperado com caldo de galinha, monta-se camadas com o arroz, molho de tomate, e algumas variedades de queijo: o ralado, parmesão, e a mussarela. Varia-se dependendo do gosto ou do local onde é preparado. 



Empanada - É um prato típico de outros diversos países: Espanha, Chile, Peru, Paraguai e Colômbia. Pode-se perceber que a empanada foi trazida pelos espanhóis, influenciando diversos países da América do Sul. Com essa massificação da empanada, hoje ela é preparada de diversas formas dependendo da região, e pode ser feita doce ou salgada. 

Podem ser assados ou fritos, e os recheios também são muitos: carne de boi, frango, milho, ou até mesmo queijo com cebola. Normalmente é muito picante e gorduroso, o que da um sabor a mais ao recheio umedecido. Aprenda a fazer empanadas clicando aqui.



Locro - Um ensopado preparado à base de abóbora, feijão e milho. O Locro se popularizou no país, e é apreciado não só pelos habitantes mas também pela grande quantidade de turistas que chegam ao país. O prato é apreciado tanto na Argentina, como no Equador, no Peru e na Bolívia, passando pela Cordilheira dos Andes e toda faixa litoral.



Picada - Trata-se de um prato com vários ingredientes servidos em pequenas porções, e tudo junto. Podemos encontrar diversas espécies de queijo, assim como presunto, tomate, azeitona, carne, entre outros aperitivos que contribuem para formar um grande mosaico de sabores.

Sabe, muitos pensam que sabem muito da Argentina, que a conhecem devido as opiniões alheias sem ao menos formar um argumento próprio. Esse é um dos motivos que mais me intrigam e para você que conhece pouco sobre o país, lhe apresento A VERDADEIRA Argentina.